segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Requalificação da Linha Férrea e Metro ligeiro de superfície (METRO-MONDEGO)




Manuel Ruivo reúne com Presidente da Metro-Mondego, Álvaro Maia Seco

Requalificação da Linha Férrea e Metro ligeiro de superfície

Assinalando a Semana Europeia da Mobilidade, Manuel Ruivo, candidato socialista à Câmara Municipal de Cantanhede, reuniu com o Presidente da Metro Mondego, Álvaro Seco, na sede desta sociedade de capitais públicos (Coimbra).
Manuel Ruivo, acompanhado de Icília Moço, candidata a Vice – Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, questionou Álvaro Seco sobre as obras da REFER (remodelação da linha de Cantanhede e barreiras automáticas), que podiam indicar uma requalificação da linha de comboio que passa pelo concelho.
Álvaro Seco informou que “essas obras podem ir ao encontro de uma melhoria de condições da linha-férrea, de forma a torná-la um linha de transporte de mercadorias para a Figueira da Foz”.
A viabilidade da linha só será verdadeiramente conhecida, após a apresentação dos resultados de um inquérito à mobilidade regional, realizado pela Metro Mondego, à semelhança de Lisboa e Porto. “Os resultados estarão prontos no início de 2010. Só depois, podemos avaliar as linhas viáveis e os números concretos para discussão”.
O Presidente da Metro Mondego afirmou, ainda, que “devíamos lutar por um sistema de transportes integrado, de forma a podermos conciliar a SMTUC, a CP, o Metro, a Transdev, Joalto, etc…, desta forma, obtermos uma boa rede de transporte públicos intermunicipal”.
Na verdade, Álvaro Seco considera que “Cantanhede tem uma boa rede viária e devíamos apostar nessa gestão integrada”. Icília Moço acrescenta que esse factor não impede que “as pessoas que trabalham em Coimbra, optem por viver na Mealhada e não em Cantanhede. As estradas são boas, mas os horários praticados pelas empresas de transportes públicos acabam por prejudicar os cantanhedenses, que se vêem obrigados a deslocar-se a Coimbra de carro próprio, de táxi ou à boleia de familiares”.
Confrontado com esta afirmação, Álvaro Seco defende que “a linha de Metro estender-se até Cantanhede não é uma realidade provável a curto prazo, mas que não devíamos abandonar a ideia de tornar Cantanhede mais apetecível para novos habitantes”.
Manuel Ruivo interessou-se por esta questão, referindo que “a luta pela melhoria da qualidade de vida do povo de Cantanhede é uma das principais metas da sua candidatura e que deve procurar-se uma solução para este problema com a rede de transportes públicos que serve o município”.
Manuel Ruivo, defende que a solução passa pela defesa da integração da rede de transportes e pela formação de uma "Comissão Intermunicipal sobre os transportes, que discuta os problemas que existem e proponha soluções que vão de encontro às necessidades das populações”.

No final, Manuel Ruivo agradeceu a disponibilidade de Álvaro Seco e elogiou o seu trabalho na Metro Mondego.

Sem comentários: