quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DO SEU LADO pela Agricultura


A candidatura de Manuel Ruivo à Câmara Municipal de Cantanhede, no dia 10 de Setembro, realizou a primeira de uma série palestras, subordinada ao tema Agricultura, numa acção de campanha intitulada “DO SEU LADO pela Agricultura”.
O espaço da sede foi pequeno para acolher todas as pessoas que compareceram a esta iniciativa. Entre elas, encontravam-se agricultores, viticultores, candidatos às Assembleia de Freguesia, Câmara e Assembleia Municipal.
O tema “Técnicas Vitícolas Potenciadoras de Vinhos de Qualidade da Bairrada” foi abordado por César Almeida, engenheiro agrícola na Estação Vitivinícola da Bairrada.
Coube ao candidato socialista as palavras iniciais de apresentação, onde salientou a “importância da Agricultura no município, já que Cantanhede é, acima de tudo, um concelho agrícola”. Manuel Ruivo afirmou, ainda, “que a empresa municipal, criada pelo executivo PSD para apoiar especialmente os agricultores do concelho – INOVA – nada faz neste campo, privilegiando as festas e outros eventos”.
De seguida, César Almeida afirmou que “Cantanhede é uma zona de excelência para o cultivo da vinha, mas, infelizmente, já não vemos a actividade das vindimas com a extensão de tempos passados”. Acrescentou que “certamente, tal se deve à falta de retorno financeiro desta actividade agrícola”. Contudo, esta não é uma razão para se abandonar o cultivo da vinha, “já que existem apoios estatais e europeus que ajudam a instalação da vinha. Esta actividade requer, no entanto, trabalho, dedicação e investimento pessoal”.
Após a apresentação de alguns dados, seguiu-se uma discussão de ideias entre os presentes e o orador convidado.
Para finalizar, Manuel Ruivo congratulou-se com a elevada participação nesta palestra dos habitantes do concelho, referindo que, após ganhar a Câmara, vai apoiar os agricultores, ao contrário do PSD, que financiou uma equipa de ciclismo e construiu um campo de golfe, em vez de ajudar as pessoas que têm como meio de subsistência a Agricultura.
Manuel Ruivo referiu ser de “extrema importância apoiar os produtores de leite, apoiar os viticultores e os produtores de batatas e produtos hortícolas”. A fileira da Floresta é, também, um sector a merecer especial atenção, por parte do candidato socialista. “É inadmissível que esta Câmara assista à asfixia dos agricultores e nada faça, preferindo construir parques desportivos e promover festas e arraiais".

DO SEU LADO vamos mudar o concelho!

Sem comentários: