quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mandatária da Juventude - Professora Rita Mineiro



Rita Mineiro, 26 anos, professora, é a mandatária da juventude do candidato socialista Manuel Ruivo. Natural do concelho, licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, neste momento, encontra-se no ano de tese do Mestrado em Política Cultural e Autárquica.
“Actualmente, ser professora é algo verdadeiramente estimulante e enriquecedor, porque podemos, de facto, contribuir para a educação e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Na verdade, o ensino de pessoas com dificuldades económicas e com comportamentos de risco mostrou-me que a educação tem um papel fundamental na sociedade. A oportunidade de frequentar um mestrado que interagisse com câmaras municipais e instituições privadas e demonstrasse a importância da cultura e da política no nosso país é uma mais-valia para a minha formação pessoal e profissional”.
Enquanto estudante na Universidade de Coimbra, foi membro do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras, onde exerceu funções como coordenadora dos grupo de Saídas Profissionais, Cultura e Acção Social, foi membro da Assembleia de Representantes da Faculdade de Letras e do Conselho Pedagógico da mesma faculdade, exercendo sempre um papel activo na política educativa e pedagógica.
“O convite do Manuel Ruivo é um grande motivo de orgulho, porque, nascida numa aldeia do concelho, neta de agricultores, conheço as dificuldades que as pessoas de Cantanhede enfrentam todos os dias, especialmente as pessoas que vivem da Agricultura. De facto, identifico-me bastante com o programa político que o Manuel Ruivo apresenta a todos os cantanhedenses, pois engloba um conjunto de medidas que vão desenvolver verdadeiramente o nosso concelho, transformando-o num local de oportunidade de emprego para os jovens”.
Em 2002, Rita Mineiro filiou-se na Juventude Socialista de Cantanhede, na medida em que se identificou com as políticas defendidas pelo Partido Socialista e porque queria que Cantanhede evoluísse e saísse do marasmo de anos contínuos de executivo do Partido Social Democrata. “Agora é o momento exacto de mudarmos este facto. Quantas oportunidades mais temos de dar ao PSD para melhorar o concelho que é de todos e não só de alguns? Quero um concelho onde todos tenham as mesmas possibilidades. Quero um concelho onde os jovens tenham emprego. Quero um concelho que invista nas reais necessidades dos seus munícipes! Quero uma Cantanhede mais solidária, em que 7, 5 milhões de Euros sejam usados para alimentar quem passa fome e não para construir campos de golfe”.

Sem comentários: