sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Educação - Políticas Municipais




No âmbito do ciclo de palestras sobre temas de interesse geral para o concelho, a candidatura DO SEU LADO realizou a segunda palestra, subordinada ao tema EDUCAÇÃO – POLÍTICAS MUNICIPAIS, no dia 17 de Setembro, pelas 21h30, na sede de candidatura.
O espaço reservado para a palestra revelou-se pequeno para a afluência de pessoas, visto que muitos foram os interessados em esclarecer algumas dúvidas relativas às políticas educativas do governo socialista.
O tema “ Educação - políticas municipais” foi abordado pelas palestrantes Maria Cristina Lopes Dias (Directora Regional Adjunta) e Fátima Crisóstomo (Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas de Estarreja), ambas pertencentes à Direcção Regional de Educação do Centro (DREC).
Fátima Crisóstomo iniciou a sua intervenção enaltecendo as políticas educativas levadas a cabo pela governação socialista, acima de tudo, as medidas do 1º ciclo, que muito contribuiram para a melhoria das condições de ensino de centenas de crianças na Zona Centro.
Para finalizar, a Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas de Estarreja afirmou que “existem questões na Educação que têm de ser esclarecidas, como o caso da avaliação de professores, que hoje se encontra bastante simplificado e melhorado, tendo em conta o primeiro modelo adoptado pelo ministério”.
Fátima Crisóstomo passou a palavra a Maria Cristina Dias que começou por dizer que “as políticas educativas deste governo não podem ser restringidas à avaliação de professores, já que muito foi feito, nestes últimos quatro anos”.
A Directora Regional Adjunta mencionou o programa de refeições e o ensino do inglês para todos os alunos do 1º ciclo, apoiado pelo Ministério da Educação em conjunto com as autarquias, o Magalhães e o programa e-Escolas, que permitiram levar as novas tecnologias a um grande número de alunos.
Em relação à avaliação de professores, afirmou que “a avaliação dos professores é necessária. De facto, aprendemos com os erros, mas só quem não faz nada é que não erra”.
Maria Cristina Dias referiu, ainda, o programa de Novas Oportunidades, uma grande aposta do governo socialista. Os Centros de Novas Oportunidades “foram uma iniciativa deste governo que contribuiu para que milhares de pessoas pudessem regressar à escola e requalificar a sua aprendizagem”.
Esta terminou com o anúncio de novos centros escolares no concelho de Cantanhede, nas freguesias de Ançã, Cantanhede, Cadima e Tocha. Maria Cristina Dias aproveitou para declarar outras medidas do governo socialista como a “requalificação das infra-estruturas das escolas, visto que muitos edifícios se encontram bastante degradados”.
No final, Manuel Ruivo agradeceu a presença de todos e congratulou-se com a enorme assistência e a enriquecedora discussão que se seguiu às intervenções das palestrantes.
Referiu ainda algumas medidas programáticas, na área da educação:
- Reforço da acção social escolar, apoiando mais famílias e jovens carenciados que frequentem o ensino secundário obrigatório;
- Alargamento do Programa de Bolsas de Estudo ao ensino secundário e aumento do número de bolsas para o ensino superior;
- Alargamento do programa Novas Oportunidades;
- Implementação do ensino profissional nível IV;
- Oferta de manuais escolares a alunos do ensino básico do concelho.

Sem comentários: