sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PS vota contra taxas elevadas do IMI e de IRS na última Assembleia Municipal

- Taxas do IMI - Imposto Municipal sobre os Imóveis;
Os membros desta Assembleia Municipal, eleitos pelo PS, preocupados com os valores aplicados da taxa de IMI – Imposto Municipal sobre os Imóveis, porque os valores aplicados e praticados por este executivo PSD são:

a) Demasiado elevados;

b) Agravam a situação económica e financeira da população do concelho, já por si

difícil, devido ao facto da avaliação dos imóveis ser, em muitos casos, superior ao valor de mercado;

c) Não contribuem para a fixação e atracção de novos habitantes;

d) Porque não dinamizam o sector da construção civil no concelho;

e) Não penalizam os prédios devolutos, nem incentivam os seus proprietários a

promover a sua ocupação.



Numa época como a que vivemos actualmente, de crise económica e de falta de emprego que também afecta os munícipes do concelho de Cantanhede, os membros da Assembleia eleitos pelo PS, defendem que deveriam ser aprovadas taxas mais moderadas, nomeadamente, Prédios Urbanos: 0,6% e Prédios Urbanos avaliados , nos termos do CIMI: 0,3%.

Assim, como as taxas propostas pelo executivo PSD são claramente penalizantes para os habitantes do concelho e porque queremos um concelho competitivo, e acima de tudo solidário, não aceitamos que o actual executivo mantenha estas Taxas de IMI, pelo que vamos votar contra esta proposta.



- Taxa de IRS de 5% para os Munícipes do concelho de Cantanhede.

Esta Câmara Municipal, ao abrigo da Lei n.º2/2007, devia prescindir de parte da receita do IRS dos seus munícipes. Devia reduzir a taxa de IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na circunscrição territorial de Cantanhede dos actuais 5% para os 2 %. Assim, dos 5% a que teria direito abdicaria para os munícipes de uma taxa de 3%, para seu benefício, ou seja, permitiria aos Munícipes pagar menos 3% no seu IRS anualmente.

Ao manter a taxa de IRS no valor máximo, este executivo PSD, não cria incentivos para a atracção de jovens e quadros técnicos qualificados, no sentido de inverter o progressivo envelhecimento do concelho.



- Porque vivemos numa sociedade cada vez mais competitiva;

- Porque entendemos que desta forma o concelho de Cantanhede tornar-se-ía mais competitivo em termos fiscais, paralelamente com uma maior igualdade social, potenciando o Desenvolvimento Económico e o Turismo;

- Porque atraindo novos residentes estaríamos a potenciar o aumento da receita a curto e médio-prazo.



Por estes factos e numa época de crise como a que vivemos actualmente, os membros da bancada do PS nesta Assembleia Municipal votam contra a presente proposta, de manter a taxa máxima de 5% de IRS fixada por este executivo.

2 comentários:

Unknown disse...

Vou so comentar por um simples motivo que nao tem nada a ver com a noticia.
Venho aki mostrar a minha indignaçao plo facto de neste blog ter passado completamente em claro um acto que considero de alguma relevancia para o PS Cantanhede.
A sua jota tava morta, e um grupo de jovem dinamicos e empreendedores juntaram-se e no passado sabado assumiram a js de cantanhede. Venho aqui mostrar a minha indignaçao perante a ausencia de qualquer tipo de destaque neste blog, e a completa falta de consideraçao pelo trabalho desenvolvido por alguns jovens presentes nos actuais orgao da Jota, e nao so, nomeadamente a Rita Mineiro e o Pedro Dias...

Desde ja as minha mais sinceros votos de sucesso ao trabalho que será desemvolvido pelo Conjunto (Pedro Dias(coordenador/presidente)/Pedro Domingues(Presidente da mesa)), e a toda a sua equipa.

Lembrem-se que é de nos os jovens que se faz o futuro, e que merecemos o mesmo respeito que qualquer outro cidadão.

Podemos nao ter o "peso" politico das personalidades mais mediaticas, mas lembrem-se que em nos reside o futuro e que uma jota forte é um bom impulso para qualquer força politica, e nao chega o dinamismo da equipa que a lidera, se os dirigentes do seu partido os ignoram.

Ao ignorar tao importante acto para a JS Cantanhede começaram com o pé esquerdo. Mas honestamente espero que no futuro nos ajudem a criar uma jota forte... porque as eleiçoes daqui a 4 anos começam a ganhar-se hoje e nao a 1 mes das eleições. podemos ser jovem mas temos uma ideia, um rumo e uma convicçao, MUDAR CANTANHEDE, nao a partir daqueles que ja nao querem ser mudados(idosos), mas a partir daqueles que começam a pensar por eles proprios(jovem).

Espero que este comentario nao seja censurado, porque apesar de ser uma critica, e acredito que dura, trata-se de um critica construtiva.

Anónimo disse...

caro OLIVER
satisfaz-me saber que um grupo de jovens pretendem dinamizar e dar vida a uma J moribunda.
acordem os "Kotas" (onde me incluo) e sejam a locomotiva que puxe pelo PS de Cantanhede... e quem não quizer entrar no comboio que fique na estação a ver os comboios passar, carpindo a dor das eternas derrotas
indignem-
se...reevindiquem...lutem...trabalhem porque o vosso futuro começa hoje