terça-feira, 25 de agosto de 2009

Jovens têm lugar de destaque nas listas do PS


Jovens têm lugar de destaque nas listas do Partido Socialista para as Autárquicas.

Manuel Ruivo analisou, juntamente com a mandatária da Juventude, Rita Mineiro, os dados referentes à participação dos Jovens nas listas para a Câmara, para a Assembleia Municipal e para as Juntas de Freguesia de Cantanhede.
Desta forma, concluíram que, de entre os 447 candidatos às próximas Autárquicas em Cantanhede, 117 é o número de jovens presentes nas listas do Partido Socialista, entre filiados e independentes, o que perfaz um total de 26% de representatividade de Jovens, com uma média de idades de 25 anos.
De salientar a participação feminina. De facto, de entre um total de 117 jovens presentes nas listas, 79 são mulheres, o que totaliza 68% de representatividade feminina.
Entre as freguesias que contam mais jovens, temos Portunhos, Ourentã, Cadima e Cordinhã.
De facto, este concelho não teve durante os mandatos de maioria PSD propostas válidas para os jovens.
Manuel Ruivo salientou que é “fundamental renovar os quadros do Partido no concelho, dar oportunidade a todos os jovens interessados de participarem na vida política e social do seu município e mostrarem o seu valor e as suas ideias”.
Manuel Ruivo aproveitou para lançar duas grandes medidas destinadas à Juventude:
- Apoio ao empreendedorismo jovem;
- Criação do Conselho Municipal de Juventude de Cantanhede.
Os Conselhos Municipais da Juventude são órgãos consultivos, com um principal objectivo de estimular a participação dos jovens na vida cívica, cultural e política e proporcionar-lhes meios para o estudo e debate sobre diversas temáticas que dizem respeito à juventude.
A Juventude Socialista de Cantanhede congratula-se com a elevada percentagem de elementos com menos de 30 anos, presente nas listas, o que representa, a tomada de consciência do papel importante que os jovens podem e devem desempenhar no concelho de Cantanhede.

Sem comentários: