quarta-feira, 8 de junho de 2011

O discurso


Nesta noite quero começar por saudar os portugueses. Todos os portugueses.

A democracia cumpriu-se hoje, mais uma vez. O povo foi às urnas, o povo falou, o povo fez as suas escolhas.

Reafirmo, assim, diante do País, a disponibilidade do Partido Socialista para o diálogo e para os entendimentos que, em coerência com o seu projecto, sejam necessários para que o País possa superar esta crise que atravessamos. Os votos do Partido Socialista estarão sempre ao serviço de Portugal.

Agora como sempre, o Partido Socialista será fiel aos seus valores, aos seus compromissos e ao seu programa.

O Partido Socialista, todos o sabem, disputou estas eleições em circunstâncias nacionais e internacionais extraordinariamente difíceis.

Todas as lideranças políticas cometem erros e eu terei, certamente, cometido alguns. Mas nunca cometi o erro de não agir e de não decidir. E não cometi o erro de fugir e de virar a cara às dificuldades, isso não.

Pelos resultados outros falarão a seu tempo. E o tempo é sempre o melhor juiz da obra realizada. Mas o que vos digo é que não me ocorre nada que os socialistas ou o Partido Socialista pudessem ter feito mais e melhor do que aquilo que fizeram ao meu lado, ao serviço de Portugal!

Ao longo destes seis anos, o Partido Socialista deu tudo o que tinha, honrando a sua identidade e o melhor da sua História. Soube ser, em todas as ocasiões, um Partido solidário, um partido forte, um partido de muita coragem.

Coube ao Partido Socialista enfrentar na governação tempos tão difíceis que um dia terão de ser estudados nos livros de História, tal como hoje se estudam outras grandes crises do passado.
E fizemos o que tinha de ser feito, sem virar a cara.



Enxertos da comunicação de José Sócrates, 05 Jun 11

1 comentário:

Maria do Bolho disse...

Pois..
Sócrates foi um dirigente politico que realizou reformas no pais, já esperadas há mais de dez ou vinte anos.

teve vontade politica, teve sentido de estado e acima de tudo teve CORAGEM para as apresentar e concretizá-las.

Agora que já é conhecido o novo governo veremos o que irão fazer.
Claro que vão ter força/vontade politica (com maioria parlamentar e em coligação!), sentido de estado (a BEM DA NAÇÃO tudo se justifica) e coragem ( com as costas quentes do FMI e BCE) para anular as reformas feitas, reduzi-las a cinzas do passado.

Mais neolibeirais não poderiam ser: PRIVADO vai ser a palavra excelência deste novo governo; os lobbies vão mesmo funcionar e com mais intensidade do que nunca; o interesse de alguns vai ultrapassar, pela direita, o interesse do colectivo e das pessoas.

veremos, talvez daqui a pouco tempo, a falta que fará um governo reformista, como foram os do Sócrates.

daqui a semanas ouviremos ....ESTÀS PERDOADO....VOLTA SOCRATES ....

Maria do Bolho