quarta-feira, 8 de julho de 2009

ETAR do Corticeiro

Discurso da Presidente Da Junta de Freguesia de Corticeiro de Cima, lido na cerimónia de inauguração da ETAR e Corticeiro e Vilamar.


Senhor Presidente de Câmara
Senhor Presidente da Inova
Senhores Vereadores
Demais entidades presentes
Agradeço a todos a vossa presença.

Hoje é um dia importante para a Freguesia de Corticeiro de Cima.
A inauguração desta ETAR, que serve a nossa Freguesia de Corticeiro e a Freguesia de Vilamar, é, obviamente, uma infra-estrutura básica, que há muito já deveria estar construída, indispensável ao bem-estar de todos os cidadãos que, por ela, irão ver a sua qualidade de vida melhorada.

A nossa satisfação terá de ser também a satisfação de todos os que vivem no nosso concelho, porque o saneamento básico, como o próprio nome indica é, nos dias de hoje, uma necessidade básica e primária indispensável à qualidade de vida das populações.
Em democracia respeita-se a vontade do povo. O povo de Corticeiro de Cima no momento próprio fez as suas escolhas, e por isso mesmo, elegeu os seus representantes ao nível do concelho e da nossa freguesia.

Em nome da Junta de Freguesia, e na total impossibilidade de presença da Presidente da Junta, humilde, educadamente, peço desculpa aos presentes mas não posso deixar de lamentar a forma de, também enquanto autarcas da freguesia, a forma como fomos convidados para esta inauguração, apenas e só por uma carta, que nos foi enviada na última 2 ª feira desta semana. Com toda a certeza estamos perante um grande esquecimento.
A Câmara e o Presidente da Câmara, bem sabem, que este Executivo e as demais pessoas que o compõem e também os da Assembleia de Freguesia, gente responsável, trabalhadores que trabalham no sector privado, em cima da hora, não podem faltar ao seu trabalho para esta inauguração, ainda por cima realizada a uma 5ª feira, às 11 horas!

Tenham a certeza que todos gostariam de estar presente.

Não posso deixar de expressar a minha, a nossa profunda indignação, por esta imerecida atitude da Câmara Municipal, que considero um lapso, porque recuso pensar que esta atitude configure a hostilização ao poder autárquico na freguesia, porque se assim o fosse, estaríamos perante uma dispensável arrogância, imprópria da cultura democrática que todos defendemos e desejamos na freguesia, no concelho e no país.

O Executivo desta Freguesia está exclusivamente ao serviço da população de Corticeiro de Cima e, ainda que as eleições estejam à porta, podem todos ter a certeza, que continuaremos como sempre, ao serviço dos nossos conterrâneos, e por isso mesmo disponíveis para todas as lutas políticas.

Senhor Presidente,

Educadamente agradecemos a obra e o seu empenho neste projecto, mas permita-me sinceramente que lhe diga:

Em tempo eleitoral cada um tem de assumir as dores do seu próprio parto. Quem quer assumir as dores de parto alheio, sofrerá uma dor, com ou sem prazer, mas como se irá ver garantidamente desnecessária.

Bem-haja a todos.
Bem-haja senhor presidente.

A Presidente da Junta

Cristina Maria Domingues de Jesus


Em declarações ao Diário As Beiras o Sr Presidente da Câmara lamentou a ausência da Presidente da Junta, que trabalha a mais de 200 Km.
Sr Dr a nossa Presidente trabalha, com competência. No seu partido para que os nunos da pocariça sejam candidatos tem de lhe arranjar um empregozito. Qualquer coisa serve...
É essa a diferença..

2 comentários:

Manel disse...

Eis aqui a prova que João Moura não consegue, ou não quer, fugir à cultura política herdada da Acção Nacional Popular (ANP) , a cultura que suporta a missão da máquina política local, na visão redutora do poder pelo poder.

advheleno disse...

Andava á uns dias a congeminar, dos motivos do desintesse deste blog do PS. Ao ler o Blog do Manel, sobre a maneira como ele transformou a carta numa noticia, percebi o que pressentia.
Este Blog é chato!
É um bom começo nas novas tecnologias, mas em vésperas das eleições é muito pobre em imaginaçâo e o que e pior em espaço de colaboração.
Aliás, que assim é, vejam lá que para dizer o que penso sobre o Blog tenho de o fazer num comentário a um post.
Fz-me lembrar o jornal oficial do PS!